O que é o Construcard

Conheça o Construcard a melhor opção de financiamento de Material de Construção

Construcard

Construcard é um financiamento concedido pela Caixa para aquisição de materiais de construção. O prazo para compra do material é de 2 a 6 meses e durante esse período só faz o pagamento dos juros referentes aos valores que foram usados.

Depois que fez as compras terá até 238 meses para quitar as prestações do financiamento sendo que o prazo total entre utilização e amortização não pode ser maior que 240 meses (20 anos). O valor é debitado diretamente na conta corrente e existe um cartão específico para fazer as compras de material de construção.

Esse tipo de financiamento auxilia as pessoas que já tem um terreno e planta aprovada, mas não possuem os recursos necessários para dar andamento na obra.

Como funciona o Construcard

O financiamento é destinado para a compra de material de construção e também piscinas, aquecedores solares, armários embutidos, elevadores, equipamentos de energia fotovoltaica e aerogeradores. O processo conta com duas fases: a de utilização e a de amortização.

A fase de utilização é aquela onde são feitas as compras do material e onde apenas os juros são pagos. Esse período dura de 2 a 6 meses.

A fase de amortização varia de 1 a 238 meses e é o período onde vai se amortizando o saldo devedor, o pagamento das prestações para a quitação total do que foi adquirido. Essa fase começa imediatamente após terminar o prazo que foi definido para aquisição dos produtos.

As garantias aceitas, para adquirir o Construcard, são: caução de depósitos ou aplicação financeira, alienação fiduciária de outro imóvel, e alienação fiduciária de bem móvel (carro, barco, etc). Os valores são amortizados pela Tabela Price e os prazos de amortização são definidos de acordo com o relacionamento que existe com o banco.

Vantagens de usar o Construcard

O principal diferencial desse financiamento é o prazo longo para pagamento dos valores. Esse prazo é definido de acordo com o relacionamento que a pessoa tem com a Caixa. Correntistas e usuários dos serviços do banco conseguem prazos maiores e mais facilidades.

Outra vantagem muito útil no dias de hoje, é a forma de liberação do valor, você vai fazendo as compras e esses valores vão se agregando ao montante final do financiamento. As compras são feitas com um cartão de débito específico e os valores debitados diretamente na conta corrente do cliente.

Para ajudar ainda mais os usuários do sistema, a Caixa disponibiliza serviços como desbloqueio e consulta de saldo dentro do portal do Banco. Você consegue consultar o extrato do seu cartão e ter uma noção exata do valor que já foi utilizado.

Quem pode adquirir o Construcard e como solicitar

O financiamento Construcard pode ser solicitado por qualquer brasileiro maior de 18 anos ou emancipado e que possua uma conta corrente em qualquer agência da Caixa Econômica. O valor destina-se apenas para pessoa física e é preciso ser aprovado nas avaliações de cadastro e no risco de crédito.

Para solicitar o Construcard é preciso levar os documentos necessários a qualquer agência da Caixa. Os dados serão usados para fazer a pesquisa cadastral e uma análise de risco de crédito (pessoas que possuem muitos financiamentos abertos têm maior dificuldade de conseguir aprovação).

Depois que os dados são analisados e o financiamento aprovado, é preciso ir até uma agência da Caixa para realizar a assinatura do Contrato. É emitido um cartão de débito personalizado, e as compras devem ser feitas através dele em um prazo de até 6 meses após a liberação do valor.

Dentro do Portal da Caixa existe um local para consultar quais são as lojas credenciadas para aceitarem o cartão Construcard. Para acessar essa relação entre em caixa.gov.br, clique na aba “produtos para você”, depois na aba “cartões”, então clique na aba “cartões para casa” e “construcard”.

Role a página que abrir e encontrará uma caixa azul escrito “Lojas Credenciadas” clique nessa caixa e, na página que abrir, informe o Estado e a Cidade que você deseja procurar lojas que aceitem o cartão.

Caso esteja pensando em construir ou reformar, considere ser um correntista da Caixa Econômica para ter direito a solicitar o seu Construcard. Com até 20 anos para pagar, conseguirá construir a casa dos seus sonhos de forma segura, e podendo planejar o pagamento a longo prazo.